sexta-feira, julho 27, 2012

Completo 30 anos amanhã. Qual a manchete que gostaria de ver nos jornais do meu país?



Amanhã, 20 de Março de 2024, completarei 30 anos. Há exatamente 12 anos estava lendo um jornal em minha cidade e me deparei com uma matéria que me chocou. Havia uma lápide e nela escrita: “Aqui jaz a educação da Bahia. – 100 dias de greve dos professores da rede pública de ensino.” Nunca me esqueci!
Aquele 2012, previsto como o fim dos tempos, não o foi, mas houve tantos fatos que despertaram a população à reflexão e luta: greve dos policiais militares, dos rodoviários, profissionais de saúde, professores das escolas pública e particular, escândalos políticos, homofobia...
Hoje fui à banca de jornal do bairro e procurei por aquele velho jornal que mexera tanto comigo. Ele estava lá com a manchete, talvez, mais aguardada da nossa história: “Brasil, finalmente deixamos de ser apenas o país do futebol para sermos o país número 1 em educação!” Havia também outras notícias um pouco mais tímidas, mas que mereciam grande destaque: “Divulgada a menor taxa de desemprego dos últimos 30 anos.” “95% dos brasileiros entre 25 e 40 anos têm, pelo menos, a graduação”.
Fiquei extremamente feliz, porém não tão surpresa, pois as mudanças foram perceptíveis. Nunca mais fui abordada por crianças pedintes, não ouço falar de assaltos ou coisas do tipo, muito menos de qualquer tipo de discriminação.
A solução para todos os nossos dilemas sempre esteve aqui! Tardamos? Quiçá! Mas a encontramos. Pois bem, nossos professores são a classe mais valorizada e respeitada atualmente. O sonho de todo bom pai! Nossos políticos vivem semelhantes aos padres. São considerados “vocacionados” e se dedicam, exclusivamente, ao exercício de suas funções.
O dia já está terminando, mas não poderia dormir sem registrar tudo e agradecer a Deus por ter me permitido viver para ver isso, e acredito que verei ainda mais.  O tão aguardado futuro melhor já começou!

Ludy, em algum lugar, 19 de Março de 2024.

Um comentário:

  1. È uma Critica muito bacana!
    Nem sei bem como definir esse povo brasileiro, que vive de presente, seja no tempo ou de agrado, mas ta ai as coisas acontecem e nos atinge diretamente ou indiretamente.E as vezes tento refletir relacionando aos problemas políticos de nosso pais por outro lado tento ver pelo contexto que fomos formados, pela historia que carregamos, mas se for pensar bem o brasil ta andando começamos na década de 80, e já somos futuros sediadores da copa e olimpíadas,pena que nem todos podem ir, nas piores hipóteses tento entender que estamos aos poucos democratizando nossa politica e até mesmo nosso jeito de ser, mas em fim como já ouvir falar, "somos o brasil que a década de 80 tanto almejo ser"

    ResponderExcluir