quinta-feira, dezembro 09, 2010

A escolha da profissão dentro de uma perspectiva que atenda às necessidades individuais do ser humano e às exigências da sociedade contemporânea.


Indecisão, medo, tensão, desespero são sentimentos que antecedem a escolha de uma profissão, já que muitos jovens decidem isso durante a inscrição para o temido vestibular. Desde a infância, são sonhadas tantas carreiras: algumas inspiradas pela televisão, outras no próprio âmbito familiar. No entanto, quando chegam à fase considerada essencial, escolhem algo que nunca imaginaram.
A primeira pergunta que deve ser feita é: quem sou eu? A partir dela, o adolescente define suas características e preferências. Porém, essa é uma fase marcada pela insegurança, afinal o mercado é instável, e nenhuma profissão é sinal de eterna estabilidade financeira. São centenas de profissões, que se dividem em vários ramos, dificultando ainda mais a decisão.
Nesse percurso, muitos já acadêmicos, trancam o curso, procurando acompanhar os avanços da sociedade contemporânea. Profissões antes inimagináveis estão surgindo, e com oportunidades tentadoras. Mas seria certo embarcar em uma tendência? Atualmente, a maioria dos pais considera mais viável, optar por um curso tradicional, que proporcione segurança, o que não é tão certo.
Portanto, os jovens de hoje devem estar atentos ao que o mercado oferece a longo prazo, visando também, o socioambiental e a satisfação pessoal, tendo cuidado ao escolher a carreira. Auto confiança é fundamental para quem busca o sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário