sábado, setembro 11, 2010

Futebol, política e religião não se discutem! MESMO?


Nunca concordei com a frase acima. Sempre fui a favor de debates e discussões bem fundamentadas, entre pessoas que, realmente saibam argumentar. Isso estimula a inteligência e a busca contínua por informação. No entanto, junto com o tempo, as concepções mudam, e passei a concordar, parcialmente, com tal frase. Talvez, futebol, política e religião não devam ser discutidas: mesmo!


Levantei essa questão, por conta das freqüentes confusões que estão acontecendo na minha turma. Um dia desses, para acalmar os ânimos (já que são esses assuntos muito polêmicos), a professora disse: “Futebol, política e religião não se discutem! Ponto final.” Pausa para reflexão!

[...]

Embora não pareça, essa é uma tríade complexa, pois envolve todo o processo de formação da personalidade do indivíduo (ham?!). Assim: Como os filhos foram criados e educados pelos pais, são os valores destes que aqueles recebem desde a infância, e tendem a segui-los, até terem uma maior visão da realidade, e tomarem suas próprias decisões. Isso vale para todas as esferas: religião, educação, política, artes, esportes, dentre outras.

Religião é o assunto mais conservador. As opiniões e crenças são diversas, e assim, devem ser respeitadas. A política pode ser considerada um tema mais light, desde que debatida com pessoas bem equilibradas, pois cada um tem sua convicção e ideologia. Já o futebol é o mais descontraído, um bom “puxador” de conversa e ótimo causador de confusão, nos bares e estádios (imagine nas famílias!).

Creio em Deus, sou católica e respeito as doutrinas alheias. Tudo bem que não concordo com algumas regras impostas, mas isso não vem ao caso. Também não gosto de falar dos planos e promessas de governo dos “meus” candidatos, nem criticar os dos outros, porque no fim é tudo a mesma...coisa ¬¬ .
E futebol? Um dia lá em cima, outro lá em baixo! (meu time é assim, o seu não?! )Cada jogo é um jogo! Enfim, prefiro não comentar!
...
Ora, em vista de tudo o que foi “dito” (acho que cansei vocês =/), creio que vale à pena sim conversar sobre futebol, política e religião, portanto que seja em lugar e horário apropriados e se respeite a opinião e o “gosto” de cada um (sim! Por mais estranhos que sejam). O que não vale à pena é deixarmos de fazer uso da nossa bela e maravilhosa liberdade de expressão!

Por fim...


3 comentários:

  1. Essa Foi Direta a Julianna... lálálá...
    Concordo plenamente com tudo que foi dito!

    ResponderExcluir
  2. Ludy,sempre achei que vc era boa com as palavras...mas estava redondamente enganada... vc é maravilhosa com as palavras... amei,........
    e pra frizar: GOSTO É QUE NEM cu CADA UM TEM O SEU!

    ResponderExcluir
  3. Gosto não se discute... Lamenta-se!²

    ResponderExcluir