sexta-feira, outubro 22, 2010

Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?

Gente, que vergonha! Tanto tempo sem blogar. É isso que a TPV(tensão pré vestibular) faz: rouba todo o nosso tempo e nossa mente. O restinho que sobra? A escola cuida: trabalhos, provas, redações(já falei provas? Ah, já!)
Pretendia postar na semana das crianças, DESSE ANO(Rs). Não deu mt certo, mas de qualquer forma, tá aí! Releia o título e boa leitura! Ah, e não esqueça de comentar abaixo! ;*
                                                                           
   
     Toda criança tem direito à saúde, alimentação, cultura, dignidade, respeito, liberdade e segurança. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar que essas leis sejam cumpridas, livrando as crianças de todo e qualquer tipo de negligência, discriminação, exploração, crueldade e opressão. No entanto, não é exatamente isso que vem acontecendo, principalmente no Brasil.
     A instituição base para o desenvolvimento da criança é a família, que deveria servir de suporte, entretanto, a falta de conscientização gera consequências trágicas, algumas para toda a vida. Percebe-se que os maiores índices de natalidade estão localizados nas regiões mais precárias do país. Então, que futuro teriam esses menores, se nem mesmo os pais têm como criá-los, respeitando os Estatutos?
     Atualmente, a mídia procura dar ênfase à realidade do menor brasileiro, pois embora existam órgãos de proteção, muitos ainda são explorados e abusados dentro do próprio âmbito familiar. Isso gera, além de transtornos físicos, psicológicos, que interferem totalmente na formação do caráter e personalidade das crianças e adolescentes.
   Alguns casos que tiveram projeção nacional e assombraram a população foram o da menina Isabella Nardoni, assassinada pelo pai biológico e pela madrasta, e o do garoto de 3 anos que teve agulhas introduzidas em todo o corpo, supostamente por um ritual "religioso" (ou sei lá o quê). Esses crimes levaram a descobertas de muitos outros que acontecem diariamente.
  Contudo, possível soluções para reestabelecer a paz, o respeito e proteção para com as crianças e adolescentes continuarão a serem buscadas, já que eles são a esperança de um futuro melhor. Esse sim constitui um desafio nacional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário