segunda-feira, setembro 27, 2010

We Are The Carnaval

Composição: Na Bahia, um faz, todo mundo canta.

Ah, que bom você chegou
Bem-vindo a Salvador
Coração do Brasil
Vem, você vai conhecer
A cidade de luz e prazer
Correndo atrás do trio
Vai compreender que o baiano é
Um povo a mais de mil
Ele tem Deus no seu coração
E o Diabo no quadril
We are Carnaval
We are folia
We are the world of Carnaval
We are Bahia

¬¬’

Existe um jeito melhor de começar a falar sobre Bahia, do que citando essa música, hino de todos os carnavais/micaretas? Não, né?!
[...]
Poxa, enrolei pra atualizar dessa vez (rs), culpa  desses dias corridos(e prometem continuar assim). Vários “leitores” me perguntaram qual seria o próximo tema a ser postado, e eu sempre respondia diferente. Por fim, resolvi escrever sobre algo nada a ver (para eles, é claro!).
Estava assistindo com meu pai, um vídeo do Programa Legal da Regina Casé, de 1991, cujo tema era a Bahia. Eles trataram, com uma pitada de humor típica, a diversidade cultural do Estado, entretanto, não nos privaram das piadinhas preconceituosas sobre o povo baiano. De qualquer forma, vale a pena assistir (link no final do post). No meu caso, como resultado, fiquei ainda mais encantada com a minha terra, e resolvi “conhecer” um pouco mais sobre ela (teoricamente =/), procurando compartilhar com vocês, afinal a maioria é baiana também.
Pretendo explorar nesses posts, vários aspectos distintos. Para se falar sobre algo/alguém, temos que conhecê-lo. Senão, como argumentar com esses preconceituosos que vivem criando estereótipos, já que nós mesmos desconhecemos nossas origens?
Vou ser sincera, quando se pensa em Bahia, as primeiras imagens que vêm à cabeça são os “muitos” dias de carnaval, as belas praias sempre lotadas de turistas, a famosa hospitalidade do povo, e sua alegria constante, sem esquecer a malemolência, é claro!  Vale ressaltar, que a maioria desconhece o interior, e acha que todo baiano é Soteropolitano.
Muitos conceitos foram difundidos pela mídia. Criou-se um rótulo: lugar dos sonhos! Esqueceram, por completo, que o baiano trabalha, estuda e, no entanto, se vê a todo o momento em meio a pobreza, violência, dentre outros problemas, que todos estamos cansados de ver e ouvir sobre. Ainda assim, o governo continua a vender uma imagem distorcida, atraindo turistas... E os “nativos”? Já já esquecerão, afinal, Fevereiro está chegando, meu Rei!

Então, seja bem vindo à BAHIA! Sinta-se em casa!

Link do Programa Legal/1991 (Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães): http://www.youtube.com/watch?v=K_yJT9us9jA

Um comentário:

  1. Muito interessante.... :) KKKKK
    Nós baianos realmente somos vitímas de imagens criadas pela mídia, que somos preguiçosos.... Mais o baiano muito pelo contrário (Principalmente os interioranos), tem muito mais vontade de trabalhar, sendo até preferidos em algumas empresas e capitais, já que o pessoal de lá, Segundo tais donos de empresas, querem somente "EMBROMAR" !

    ResponderExcluir